Planejamento do seu evento X Pandemia do coronavírus

26 maio 2020

{ Organização/Planejamento }

Oi oi pessoal!

Hoje trouxe alguns motivos que considero importantes, para continuarem planejando e organizando os tão sonhados eventos de vocês, mesmo durante o período de pandemia do coronavírus que estamos vivendo.

Vamos lá!

1) Como a grande maioria da população está cumprindo o isolamento social, com vários e vários dias dentro de casa, estão com mais disponibilidade para organizar e planejar cada detalhe do seu evento com mais tranquilidade (e digo isso, inclusive pensando que muitos estão absolutamente atarefados com trabalho e crianças);

2) Como ainda estamos sem perspectivas sobre quando poderemos voltar a realizar eventos, o quanto antes programarmos, provavelmente teremos mais chances de conseguirmos disponibilidade dos profissionais que desejamos para o dia do evento;

3) Mais tempo para organização financeira, tendo em vista que o evento deve estar quitado até a data de sua realização;

4) Como muitas pessoas tiveram que adiar o sonho do casamento ou da festa de aniversário (ou qualquer outro evento) por agora, teremos muitas datas disputadas no futuro com possibilidade de conflitos de agendas de muitos fornecedores, casas de festa e espaços para eventos em geral;

5) Organizar o seu evento é uma forma leve de planejar um futuro alegre e cheio de vida, com encontros calorosos e mais que esperados (estamos contando os dias para celebrar muito)!

Aproveitem! Organizem e planejem os eventos de vocês mesmo que seja para um futuro ainda distante!

 

pandemia e eventos Planejamento do seu evento X Pandemia do coronavírus

Foto: arquivo pessoal.

0

Quem contratar primeiro para o casamento?

03 set 2019

{ Organização/Planejamento }

Oi oi pessoal!

Bom, hoje trouxe um assunto que é dúvida de muitos noivos por aí. Que ordem devemos seguir para contratação dos profissionais de casamento?!

E a principal dica que posso dar para vocês é que contratem os profissionais e não empresas em primeiro, segundo e terceiro lugar. Como assim?! Explico. O profissional que fazem questão para o dia do casamento, por exemplo, o “fotógrafo X” não pode estar em dois eventos ao mesmo tempo, então com certeza absoluta a data dele será mais disputada do que a de um buffet que muitas vezes consegue fazer diversos eventos em um mesmo dia.

Então, para que se organizem da melhor maneira, o ideal é que contratem profissionais como fotógrafo, vídeo maker, maquiador e cabelereiro, um DJ específico ou qualquer outro profissional que seja único na opinião dos noivos e que provavelmente terão conflito de agenda caso deixem para contratá-los mais perto da data do casamento.

Vou também deixar duas dicas fundamentais que envolvem os profissionais mencionados acima:

– Muitos noivos, quando fazem casamentos menores, ou apenas por quererem otimizar custos, acabam descartando profissionais de filmagem para o casamento. O que é uma pena! De verdade! Pensem que o vídeo do casamento, mostra com detalhes toda a emoção transmitida naquele momento, principalmente da cerimônia. Então, por favor, não deixem de contratar filmagem;

– O fotógrafo deve receber perto da data do casamento uma lista com todas os registros que consideram imperdíveis. Exemplo: foto com todas as madrinhas reunidas ou foto com a bisavó. Enfim, detalhes que consideram fundamentais e que não podem deixar passar em branco.

 

weding planner Quem contratar primeiro para o casamento?

Foto: The Knot.

0

Como preparar a lista de convidados?!

19 ago 2019

{ Organização/Planejamento }

Oi pessoal!

Bom, como sempre comento por aqui e também nos meus bate-papos, é muito importante lembrar que a lista de convidados é o ponto de partida de qualquer casamento. Primeiro passo sempre.

Por isso, hoje vim aqui trazer algumas dicas especiais sobre essa lista. Para iniciar os preparativos, antes de encomendarem os convites e tudo mais, tenham apenas uma pré lista. Que é a lista que dirá apenas o número de convidados estimados do seu casamento.

Nessa pré lista estarão os nomes da futura lista principal, de maneira simples e informal, sem sobrenomes nem tratamentos específicos. Ela dará aos noivos apenas uma indicação do número de convidados e também de convites necessários.

Com essa pré lista pronta, podem apostar que será muito mais fácil desenvolver a lista definitiva, que é a lista que será encaminhada para calígrafa – após a preparação dos convites e também para a cerimonialista para a confirmação de presença dos convidados (RSVP). Vocês só precisarão completar as informações com sobrenomes, respectivos tratamentos e contatos telefônicos (se quiserem deixar a lista ainda mais completa, podem já colocar endereço também, pois na hora que tiverem que fazer a entrega dos convites já terão tudo muito organizado).

Seguem algumas dicas importantes:

– deixem a pré lista digitada no computador de vocês. De preferência de uma forma que fique mais fácil depois de acrescentar as informações mencionadas como sobrenomes, tratamentos, telefones e endereços. Obs: Sugiro que usem algum modelo de planilha;

– deixem a lista em ordem alfabética para evitar repetição de nomes e ainda, para facilitar a identificação dos mesmos, no caso de alguma alteração durante o trabalho da calígrafa, por exemplo;

– dêem uma olhada neste post aqui com dicas fundamentais sobre direcionamento/tratamento para os convites de vocês. Com certeza vai ajudá-los a organizar mais ainda essa lista;

– façam a lista com muita atenção, amor e organização. Podem ter certeza que isso vai evitar qualquer dor de cabeça futura.

lista de convidados 2 Como preparar a lista de convidados?!

Tenham uma ótima semana.

Beijos,

Natacha.

0

Acerte na escolha: Wedding Planner!

04 jun 2019

{ Organização/Planejamento }

Oi pessoal,

Aqui estou após o fim de mais um casamento que realizei no último dia 30 de maio para conversar um pouco com vocês.

Me deu vontade de escrever e falar um pouco sobre os critérios para escolha de uma wedding planner ou personal wedding ou assessora de casamentos ou consultora de eventos ou enfim, como queiram chamar…!

Com as mil funções que exerço com o meu trabalho com noivos há alguns anos, acho importante demais ressaltar aqui alguns dos principais pontos para que possam escolher o profissional adequado para ajudá-los na organização de um casamento.

Existem, na minha opinião alguns critérios fundamentais para que a escolha seja acertada e, dentre eles posso listar:

1) Empatia – definitivamente não adianta nada contratar uma pessoa que provavelmente te acompanhará de alguma forma até o dia do seu casamento, se não houver empatia, afinidade, simpatia…! Não vai funcionar. Ou então, pode até funcionar, mas não vai ser nada agradável.

2) Credibilidade – ok, o contrato foi fechado. Vocês tiveram uma boa referência ou uma boa indicação. Agora é partir para os próximos passos. Então minha sugestão é: apenas confiem e entreguem o evento nas mãos do (a) profissional escolhido (a). 

3) Experiência – vale avaliar qual a experiência do (a) profissional contratado (a). Que tipo de eventos já organizou?! Para quantos convidados?! Ouvir histórias de outras pessoas (noivos, fornecedores…) sobre o trabalho dele (a) também dizem muito sobre a experiência desse (a) profissional.

4) Jogo de cintura – para esse trabalho é absolutamente fundamental ter jogo de cintura, pois muitas situações de diferentes tipos com familiares dos noivos, fornecedores e pessoas envolvidas no casamento podem surgir a qualquer momento (e são super comuns). E de fato, se a assessora tiver jogo de cintura pode contornar e resolver o que vier pela frente.

5) Amor – por fim, mas não menos importante, quero citar aqui o quanto é fundamental que se tenha amor pelo trabalho realizado. Não se pode fazer de qualquer jeito. Qualquer pessoa contratada para cuidar de um casamento deve ter noção da importância do seu papel para aquela escolha. Além de ter sensibilidade na hora de resolver conflitos que podem surgir, o (a) profissional contratado (a) deve principalmente, tocar aquele evento com carinho, cuidado, atenção e muita dedicação.

Sempre acreditei no potencial desse mercado de eventos. Desde 2010 me dedico e me esforço para aprender, crescer, me aperfeiçoar e melhorar a cada dia em prol dos noivos que procuram a minha ajuda. E assim vem sendo nesses quase 10 anos. Sempre lado a lado com vários parceiros, fornecedores, noivos e enfim, verdadeiros amigos que esse universo trouxe para minha vida!  

E seguimos…!

 

renata e renato 2 Acerte na escolha: Wedding Planner!

casamento civil fernanda sorgatto 63 Acerte na escolha: Wedding Planner!

laura e abrahao Acerte na escolha: Wedding Planner!

renata e renato Acerte na escolha: Wedding Planner!

Fotos: Reprodução (arquivo pessoal)| Celso Júnior e Maíra Ribeiro.

0

E então, por onde começar?!

16 jan 2018

{ Organização/Planejamento }

De vez em quando trago alguns textos aqui para o blog sobre planejamento. Afinal, é fundamental ter organização ao preparar qualquer evento. Um casamento então…!

Vamos relembrar dois dos textos que já trouxe para vocês sobre o tema: 10 dicas para organização do seu casamento e Programação necessária para o casamento. Não deixem de dar uma olhadinha neles.

Mas, voltando ao assunto, a pergunta que sempre vem a cabeça dos noivos é “por onde começar?” E claro, é absolutamente normal que muitas dúvidas apareçam no início dos preparativos.

A dica especial de hoje é: comecem com a lista de convidados (primeiro passo). Pois a partir da lista de convidados poderão planejar os custos (segundo passo – super importante) para terem assim, uma noção geral do orçamento da festa. Sempre sugiro aos meus clientes da consultoria, uma planilha detalhada dos custos para ver até aonde a festa pode chegar (o que é e o que não é possível). Porque com a planilha, lista feita e ideia de orçamento, as surpresas no decorrer da organização são menores, ou melhor, menos impactantes.

É fundamental para quem está colaborando na organização do casamento (cerimonialistas, assessores, consultores, planners ou personal weddings), que tracem um perfil do casal de noivos para que possam ao menos ter uma ideia de custos e gastos de uma forma geral. Pois o perfil dos noivos e suas respectivas exigências também dizem muito sobre o quanto vão gastar nos preparativos. Exemplo: muitos noivos não são apegados à detalhes como lembrancinhas personalizadas ou mimos aos convidados (e não fazem questão nenhuma de nada do tipo) e isso já reduz os gastos de forma considerável. Ou ainda, outro exemplo: noivos que preferem investir em bebidas e boa música e optam por uma decor bem básica para poucos e bons convidados. E por aí vai…!

O que quero dizer com isso é que: cada casal dita as regras do seu casamento. O casamento terá a “cara dos noivos” em absolutamente tudo. Quem dá as coordenadas são eles sempre. O que eles gostam, o que eles querem e preferem sempre!

E o que importa no fim de tudo é que a vontade dos noivos se torne a mais linda realidade no dia do casamento.

 

 

e entao por onde comecar 1 E então, por onde começar?!

e entao por onde comecar 3 E então, por onde começar?!

Fotos: the knot.

0